sábado, 9 de outubro de 2010

Oito maneiras de se identificar a Manipulação Emocional

Um alerta que desejo que ninguém precise ler...


A manipulação emocional é também conhecida como "Agressão dissimulada." Veja: "Os psicopatas: Lobos em pele de cordeiro" Aqui está uma lista adaptada de um artigo escrito por Fiona McColl:

1) Não adianta tentar ser honesto com um manipulador emocional. Você diz alguma coisa e é logo contestado. Exemplo: Eu estou realmente irritado por você ter esquecido meu aniversário. Resposta: -"Fico triste por você pensar que eu iria esquecer do seu aniversário, eu deveria ter contado sobre o grande estresse pessoal que estou enfrentando no momento. Mas você vê, eu não queria incomodá-lo. Você está certo! Eu deveria ter colocado toda essa dor (não se surpreenda ao ver lágrimas de verdade, neste ponto) de lado e focado no seu aniversário. Desculpe!" E na medida mesmo em que você vai ouvindo as palavras, você vai tendo aquela horripilante sensação de que elas NÃO significam desculpa alguma, de que não há arrependimento algum;  mas uma vez ditas as palavras, nada mais LHE resta a dizer. Ou isso, ou você, de repente, se encontra paparicando a angústia do outro! Sob todas as circunstâncias, se você perceber esse jogo - não sucumba! Não cuide, não aceite um pedido de desculpas que sente como besteira. Se se sente como besteira,  provavelmente é. 
Regra número um: se lidar com um chantagista emocional confie em seus instintos. Confie nos seus sentidos. Depois que um manipulador emocional encontra uma manobra bem-sucedida, ela é adicionada a uma lista prioritária e você terá apenas alimentado essa constante dieta de merda.

2) Um manipulador emocional é o retrato de um ajudante a postos. Se você lhes pedir para fazer algo, quase sempre concordam - isto é se eles não se voluntariarem para fazê-lo primeiro. Então, quando você diz "ok, obrigado" - eles começam a suspirar pesadamente, ou emitem outros sinais não verbais que permitem que você saiba  que eles realmente não querem  fazer nada do que disseram. Quando você lhes diz que não parecem querer fazer qualquer coisa - eles vão tentar fazer parecer que É CLARO que eles querem e como você está sendo irracional. Esta é uma forma de discurso contraditório - que é algo em que os manipuladores emocionais são muito bons. 
Regra número dois: se um manipulador emocional disse SIM - responsabilize-o por isso. Não compre os suspiros e as sutilezas dos sinais não verbais - se não eles não quiserem ajudar - faça-os dizer, cara a cara, de frente - ou apenas coloque seus fones de ouvido e vá tomar um banho e deixando-os com seu teatro.

3) Discurso contraditório - dizendo uma coisa e, posteriormente, garantindo-lhe que não disseram nada daquilo. Se você está em um relacionamento onde você imagina que você deveria começar a manter um registro do que foi dito, porque você está começando a questionar sua própria sanidade, você está experimentando manipulação emocional. Um maniulador emocional é um especialista em distorcer as coisas ao redor, racionalizando, justificando e explicando tudo. Eles podem mentir de forma tão suave que você pode sentar-se olhando para o preto e eles vão chamá-lo de branco e argumentar de modo tão convincente que você começa a duvidar de seus próprios muito sentidos. Durante um período de tempo, isto é tão insidioso e erosivo que pode literalmente alterar o seu sentido de realidade. ATENÇÃO: A Manipulação Emocional é MUITO perigosa! É muito desconcertante para um manipulador emocional se você começar a carregar um bloco de papel e uma caneta e fazer anotações durante as conversas. Sinta-se livre para que eles saibam que você acabou de se sentir tão "esquecida" nestes dias que você quer gravar as suas palavras para a posteridade. O que importa sobre isso, é que ter de fazer uma coisa dessas é um exemplo claro de que você deve pensar seriamente, em primeiro lugar, em se retirar do relacionamento. Se você estiver carregando um bloco de rascunhos, um notebook para proteger a si mesmo - um medidor que "oh! que merda" deve piscar constantantemente agora!

4) Culpa. Manipuladores Emocionais são excelentes vendedores de culpa. Eles podem fazer você se sentir culpado por se manifestar, ou por não se manifestar, por ser emocional ou por não ser suficientemente emocional, por dar e cuidar, ou por não dar e cuidar o suficiente. Qualquer coisa é um jogo justo e propenso à culpabilização com um Manipulador Emocional. Manipuladores Emocionais raramente expressam suas necessidades ou desejos abertamente - eles conseguem o que querem através da manipulação emocional. A culpabilização não é o único meio, mas é poderosa. Muitos de nós estamos bem condicionados a fazer o que for necessário para reduzir os nossos sentimentos de culpa. Outra poderosa emoção que é usada é a simpatia. Um manipulador emocional é uma grande vítima. Eles inspiram um profundo sentimento de necessidade de apoio, cuidado e suporte. Manipuladores Emocionais raramente lutam suas próprias lutas ou fazem o seu próprio trabalho sujo. O absurdo é que quando você faz isso para eles (o que eles nunca vão pedir diretamente), eles podem simplesmente virar e dizer que eles certamente não querem ou esperam que você faça nada! Tente colocar seu ponto de vista de não travar batalhas de outras pessoas, ou fazer o trabalho sujo por elas. Uma boa saída é "Tenho toda a confiança em sua habilidade de resolver isso por você mesmo" - veja a resposta e observe o "medidor merda" novamente.

5) Os Manipuladores Emocionais lutam sujo. Eles não lidam com as coisas diretamente. Eles vão conversar por suas costas e, eventualmente, colocar os outros na posição de lhe dizer o que eles mesmos não querem dizer. São passivo-agressivos, o que significa que encontram maneiras sutis de fazer você saber que eles não 'reservas' felizes de um jogo. Eles vão dizer o que eles pensam que você quer ouvir e depois fazer um monte de merda para minar tudo. Exemplo: "Claro, querida, que eu quero que você volte à escola e você sabe que eu vou apoiá-la." Então na noite do exame, você está sentada na mesa e amigos de poker aparecem, as crianças estão chorando, a tv xingando, o cão precisando sair para fazer suas necessidades - tudo enquanto o "querido" está sentado sobre sua bunda olhando pra você fixamente. E se você se atreve a repreendê-lo por tal comportamento é provável que você ouça "bem, você não pode esperar que a vida pare, porque você tem uma prova, pode?" Chorar, gritar ou eletrocutá-los - apenas o último poderá ter algum benefício a longo prazo e provavelmente, também, colocá-lo na cadeia.

6) Se você tiver uma dor de cabeça um manipulador emocional terá um tumor cerebral! Não importa qual é sua situação, o Manipulador Emocional provavelmente já esteve lá ou está lá agora - mas somente dez vezes pior. É difícil, depois de um período de tempo,  sentir-se emocionalmente conectado a um Manipulador Emocional, porque eles têm uma maneira de desviar as conversas  e colocar de volta os holofotes sobre eles mesmos. Se você chamar a atenção deles  sobre este comportamento, provavelmente, vão se mostrar profundamente feridos ou, muito petulantes, irão chamá-lo de egoísta - ou alegarão de que é você que está sempre no centro das atenções. O fato é que, mesmo que você saiba que este não é o caso, você é deixado com a tarefa impossível de provar. Não se incomode - confie em seus instintos e vá embora!

7) Os Manipuladores Emocionais de algum modo têm a capacidade de influenciar o clima emocional das pessoas ao seu redor. Quando um manipulador emocional está triste ou com raiva, o ambiente em que está reverbera estes sentimentos, isto traz uma profunda resposta instintiva que encontra algum meio de equalizar o clima emocional e o percurso mais rápido é fazer com que o manipulador emocional sinta-se melhor - consertando o que quer que esteja errado para ele. Fique com este tipo de perdedor por muito tempo, e você ficará tão emaranhado e co-dependente, que esquecerá que ainda tem suas próprias necessidades - para não falar que você tem todo o direito de ter suas necessidades satisfeitas.

8) Os manipuladores emocionais não têm nenhum senso de responsabilidade. Eles não assumem nenhuma responsabilidade para si ou por seu comportamento - é sempre sobre o que todo mundo tem "feito contra eles". Uma das maneiras mais fáceis de detectar um manipulador emocional é que eles, muitas vezes, tentam estabelecer intimidade, através da partilha rápida de informações extremamente pessoais, que geralmente é do tipo "enforque-se-e-sinta-pena-de-mim". Inicialmente você pode achar este tipo de pessoa, muito sensível, emocionalmente aberto e talvez um pouco vulnerável. Acredite em mim quando digo que um manipulador emocional é tão vulnerável quanto um pit bull raivoso, e sempre haverá um problema ou uma crise de superar.


16 comentários:

  1. Anônimo12:58 PM

    Conheço uma pessoa que espelha tudo o que está escrito.Tento hoje curar-me e ter um pouco mais de amor proprio para não colapsar de vez....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:18 PM

    Só faltou escrever o nome de algumas pessoas em baixo desse texto!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:51 AM

    E Manipulação é um dom,que muitas pessoas acham que são Psicopatas,que querem se aprovetar de alguma situação,muitos fazem isso para o mal,outros para o bem,o Principal meio de não cair na armadilhas desses manipuladores,é não contando de sua vida pessoal,pois ele vai fazer dee tudo para que você confie nele,o ponto fraco de um manipulador e o Sentimento! Ele se comove muito Facil,mais cuidado,uns se irritam muito facilmente,e pode levar a uma agressão fisica,o manipulador ele não tem medo,menti olhando nos olhos da vitima,ele sempre vai achar que é o certo,e ele,e ele mesmo...ele pode confundir sua menti,e colocar você para baixo,quando não consegue o que quer,levando a te pertubar a sua menti,e você ficar confuso,levanto a depressão,e a morte.Cuidado...Uns são bons outros são mals,que usam seus charmes e outros meios, Eu sei disso porq sou uma manipuladora.Bjus Schaiane Garcias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo com um e sei bem como é, exatamente como vc descreveu... Só que agora que descobri o que ele era, peguei seu ponto fraco e o enfrento e não me deixo levar pelo seu jogo e percebi mudanças por parte dele, pq ele sabe que não funciona mais comigo.

      Excluir
  4. Anônimo9:04 AM

    em um mundo tao desigual cada um subrevive com suas armas...usandoas para o bem ou pro mal.(...)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:05 AM

    em um mundo tao desigual cada um subrevive com suas armas...usandoas para o bem ou pro mal.(...)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:32 PM

    Gente escrota que joga sujo, não me deixo ser conquistado por gente desse tipo, gente sentimental demais é no mínimo questionável. Apenas sinto desprezo ao ver alguém se fingir de vítima.

    ResponderExcluir
  7. Não estou muito confortável em dizer isso, mas acho que tenho um parente manipulador emocional. Muito triste isso, mas o texto se encaixa bem...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:57 PM

    Todos nós, em maior ou menor grau, somos manipuladores emocionais. O problema é quando isso se torna um comportamento doentio, que é o que trata esse artigo. Muito bom artigo. Já tinha lido o original em Inglês e ao fazer uma pesquisa para ver se alguém já o tinha traduzido, cheguei aqui. Muito bom trabalho de tradução. Gostei!
    A quem possa interessar, eu também mantenho um blog onde escrevo sobre vários assuntos, inclusive sobre psicologia. Como não é permitido postar links aqui, busque no google por 'Eduardo Lbm' ou por 'Lbm Tecnologia'.




    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:40 PM

    Recentemente, venho desmascarando uma "amiga" que se encaixa perfeitamente nessa descrição.
    Me afastei da mesma, e então ela nunca me pergunta o motivo claramente, mas sim, coloca amigos em comum pra me perguntar, com a desculpa de estarem me achando "diferente".

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:51 AM

    Texto excelente! Conhecí uma pessoa assim. Que quando eu não respondia tão rápido a mensagem, ele parava de falar no meio de uma discussão, e depois de algum tempo respondia, é bom deixar os outros esperando? Você lembra naquele dia que você não respondeu minha mensagem? È bem complicado. Parecia que eu estava sendo testada diariamente. Sempre vitimizado, dizia sempre que as ex-namoradas é que não prestavam. Vezes ou outras caia em contradição, dizendo que ele tinha terminado, depois de alguns dias dizia que elas terminavam. Eu só observava. Até que eu tomei uma decisão e terminei. Dificil a pessoa nunca age, por ela mesma, mas sempre com foco em se vitimizar, além de jogar na cara coisas bobas como tentativa de fazer você se sentir com eles. Como se demorar a responder uma mensagem por exemplo, fosse uma traição.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:11 AM

    E quando você percebe que o "manipulador emocional" é, na verdade, uma forma de agir da sua família inteira? Mãe, pai, irmão e irmã, tios, todos? Como fazer?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5:51 PM

    Eu sofro com isso!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3:34 PM

    encontrei algumas respostas nesse texto!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2:31 PM

    Manipulação emocional psicológica invisível
    Fui uma vítima disso tudo ai que descrevi acima! Infelizmente..

    ResponderExcluir